» » Sintomas do Vitiligo – Perda da Pigmentação da Pele

Sintomas do Vitiligo – Perda da Pigmentação da Pele

Um paciente com vitiligo apresenta como o seu principal sintoma a perda da pigmentação da pele, mas é manifestado de diversas formas, tais como:

  • Manchas brancas pelo corpo;
  • Perda de pigmentação do cabelo, cílios e dos pelos em geral;
  • Perda da cor nas membranas mucosas;
  • Perda ou alteração da cor da retina;
  • Sensibilidade ou dor na região afetada.

As manchas podem aparecer em todo o corpo ou somente em um lado ou parte deste;


O que é vitiligo?

Vitiligo é uma doença que gera a perda progressiva da pigmentação da pele e pode se revelar em qualquer parte do corpo, além de ser impossível prever a proporção da disfunção.

Causas do vitiligo

As causas do vitiligo ainda não são exatas e há muita dúvida sobre esta no meio científico, porém as teorias mais aceitas são as que relacionam a doença com o sistema autoimune, que, por algum motivo, inibe a produção de melanina – substância que dá coloração à nossa pele.

Além disso, traumas emocionais podem desencadear ou piorar a doença.

Vitiligo é contagiosa?

Ao contrário do que muitos pensam, vitiligo não é contagiosa e nem representa algum risco sério de vida para quem a possui.

O maior problema que os pacientes enfrentam é como lidar com a autoestima e problemas emocionais que a doença pode causar por afetar a aparência, principalmente de pessoas com tom de pele mais escuro.

Diagnóstico do vitiligo

O medico irá examinar as lesões na pele do paciente e pedirá exames como biópsias cutâneas e análises sanguíneas para confirmar se o que há no indivíduo é mesmo vitiligo ou outras doenças como micose, ou até mesmo manchas solares.

Como tratar o vitiligo?

O tratamento pode ser feito com:

  • Pomadas a base de corticoides;
  • Lasers;
  • Cirurgias;
  • Transplantes de melanócitos – células que produzem a melanina.



Vitiligo em bebês

O vitiligo em bebês é possível e é causado devido à uma carência de células chamadas melanócitos, as quais produzem a pigmentação cutânea. Apesar de preocupar as mães, o vitiligo não causa nenhum problema sério e pode ser tratado.

Vitiligo coça?

O vitiligo não coça ou arde, mas em alguns pacientes são registrados sensibilidade e dores nas regiões afetadas pela doença.

Vitiligo descama a pele?

O vitiligo não causa a descamação da pele e a diferença de cores ocorre somente devido à falta de melanina (substância que pigmenta a pele) naquele determinado local.

Vitiligo localizado

No vitiligo localizado, as manchas surgem em, no mínimo, 3 partes do corpo e possuem um rápido desenvolvimento, que é seguido, posteriormente, por uma estabilização, que é quando não aparecem mais manchas.

Pode ser agrupado em:

Segmentar

É reconhecido devido as manchas em formato de faixas em somente um lado do corpo.

Focal

No tipo focal ocorrem manchas geralmente em 2 ou 3 regiões do corpo, que ocasionalmente são as axilas, pálpebras, mãos e pés.

De mucosas

Na condição de mucosas o vitiligo é demonstrado em regiões labiais e genitais.

Vitiligo generalizado

O vitiligo generalizado é a evolução do tipo focal, que, após aparecer em determinadas regiões do corpo, as manchas podem surgir em outras áreas nos dois lados do corpo, simetricamente alinhados.

O vitiligo generalizado pode progredir de maneira rápida ou lenta e pode estabilizar-se após um período.

Podem ser de 4 tipos:

Vulgar

Surgem manchas proporcionais em várias regiões do corpo.



Misto

O tipo misto é determinado por uma mistura dos tipos vulgar e segmentar, ou seja, podem aparecer manchas em formato de faixas proporcionais em diversas partes do corpo.

Universal

Mesmo sendo raro, quando ocorre, acomete mais de 70% do corpo.

Acrofacial

No tipo acrofacial, só são formados pigmentos nas mãos, rosto e pés.

Atualizado em: 16/03/2017 na categoria: Doenças de Pele