Os sintomas da tricomoníase que podem surgir nas mulheres são corrimento vaginal abundante de cor amarelo-esverdeado com mau cheiro, coceira e vermelhidão na vulva, dor e ardência na relação sexual e ao urinar, aumento da frequência urinária, pequenas feridas na vagina e dor abdominal.
O corrimento vaginal em excesso pode ser também espumoso, amarelo escuro, verde, cinza ou branco. A tricomoníase também pode também não apresentar sintomas!
Sintomas da Tricomoníase nos Homens
Homens raramente apresentam sintomas e muitas vezes não sabem que estão infectados. Quando a doença se manifesta pode causar irritação na parte interna do pênis, corrimento leve causando umidade na glande e ardor ao urinar e ejacular. Outros sintomas que podem surgir são:
- Secreção parecida com pus na urina;
- Aumento da frequência urinária;
- Coceira.
Tricomoníase – Causas e Transmissão
A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível caracterizada por uma infecção nos órgãos genitais e do trato urinário da mulher e do homem, causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.
É transmitida pelo sexo sem proteção e também quando alguém tem contato com roupas e objetos contaminados com o protozoário. É comum ela vir acompanhada da gonorreia e outras DST’s.
Tricomoníase tem Cura?
Sim! O tratamento da tricomoníase é simples e dura, geralmente, 7 dias, garantindo a cura da/do paciente.
Como Tratar a Tricomoníase
A tricomoníase pode ser tratada com medicamentos antiparasitários e antibióticos, que são usados para eliminarem o protozoário do corpo, como Metronidazol e Secnidazol. Os dois parceiros devem fazer o tratamento em conjunto.
Além disso, algumas receitas caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas irritativos da doença, como banhos de assento com vinagre, alimentos e sucos naturais (cenoura, melão) e chás (de folhas de goiabeira, de dente-de-leão e de cavalinha, por exemplo) para aliviarem os sintomas incômodos.
Atualizado em: 04/05/2017 na categoria: Doenças do Aparelho Reprodutor, Doenças Ginecológicas, Doenças Sexualmente Transmissíveis