» » Tremores e Frio, Nas mãos, À Noite: O que Pode Ser?

Tremores e Frio, Nas mãos, À Noite: O que Pode Ser?

O que causa tremedeira no corpo e frio, tremores à noite, tremores nas mãos e tremores internos? Tremores podem ser causados pela ansiedade, cansaço, estresse, hipertireoidismo, doenças neurológicas, como Parkinson e Tremor Essencial, além de inúmeras outras condições.

Tremor no Corpo e Frio – O que Pode Ser?

Sentir tremedeira no corpo e frio de repente nem sempre é algo relacionado apenas à queda de temperatura ambiente. Tremor no corpo e frio podem estar ligados a:

  • Noites mal dormidas: estresse, cansaço, tremores e frio podem ser consequência de poucas horas de sono;
  • Desidratação: a falta de água no organismo causa inúmeros sintomas nocivos e é altamente prejudicial a todas as funções orgânicas;
  • Falta de exercícios físicos: o sedentarismo pode prejudicar a circulação e a produção de calor;
  • Baixo peso corporal: quando se está com um percentual de gordura corporal abaixo do recomendado, o organismo pode não conseguir manter a temperatura do corpo estável;
  • Deficiência de vitamina B: a vitamina B ajuda a gerar energia. Sem ela, o corpo pode acabar sofrendo com sintomas indesejáveis, como o frio e tremores;
  • Anemia por deficiência de ferro: com a anemia, o transporte de oxigênio pelo corpo fica prejudicado e, consequentemente, a manutenção do calor. Pode haver também perda de peso, palidez e falta de ar;
  • Problemas na tireoide: nesse caso podem surgir outros sintomas, como aumento da sede e ganho de peso.

Tremedeira no Corpo à Noite – É Normal?

Os tremores à noite durante o sono podem estar ligados ao cansaço físico, ansiedade e insônia, que fazem com que o indivíduo não consiga relaxar como deve. A tremedeira sentida à noite também pode estar ligada à falta de nutrientes, assim como o consumo de muito café, outra bebidas com cafeína ou álcool.

Sentir tremores à noite está relacionado à mioclonia noturna. A tremedeira surge, geralmente, quando se está pegando no sono e acontece porque os músculos estão muito relaxados nessa fase, já que o cérebro interpreta sinais como queda da temperatura e respiração lenta como uma situação de queda.

Os tremores noturnos também podem ser desencadeados por qualquer estímulo externo, como claridade ou barulho repentino quando se está no estágio inicial do sono.

Tremores Internos – Qual Pode ser a Causa?

Sentir tremores internos no corpo pode ser sinal de ansiedade, que não costuma causar apenas um sintoma, mas vários deles, como suor frio, agitação, respiração acelerada e taquicardia.

Os estremecimentos internos também podem ser causados pelo hipertireoidismo: quando a glândula tireoide tem hiperatividade, desidratação, uso excessivo dos músculos no dia a dia e doenças neurológicas.

Tremores nas Mãos

Quando se fala em tremores nas mãos, a primeira palavra que vem à mente é Parkinson, mas nem sempre o caso é tão grave quanto se pensa. O tremor essencial é a principal causa das mãos trêmulas, uma condição bastante comum que não causa outros sintomas além da tremedeira.

O tremor essencial atinge as duas mãos e pode ser observado quando o indivíduo que o possui leva uma xícara à boca, por exemplo, momento em que o tremor fica bastante evidente.

Tremedeira no Corpo e Coração Acelerado

Síndrome do Pânico, crises de ansiedade e o hipertireoidismo são responsáveis por causar sintomas como tremedeira e coração acelerado.

Outros sintomas podem surgir nas crises de pânico e ansiedade, como medo repentino, falta de ar, suor frio, formigamento, boca seca, dor no peito e rigidez muscular.

Tremedeira no Corpo e Tontura – O que Pode Ser?

Quando a tremedeira no corpo é acompanhada por tontura, esses sintomas podem indicar uma crise de hipoglicemia – quando as taxas de açúcar no sangue caem e provocam outros sintomas como palidez, visão turva e/ou escurecida, suor frio, perda de equilíbrio e desmaio.

A hipoglicemia costuma acontecer quando alguém fica sem se alimentar por mais de 3 horas, faz exercícios físicos sem se alimentar corretamente e é comum também na gravidez.

Tremedeira no corpo e tontura também podem surgir em uma crise de ansiedade ou pressão baixa.

Tremores e Parkinson

Primeiramente, é preciso esclarecer uma verdade acerca dos tremores e do Parkinson: nem todo paciente com Parkinson apresentará tremores e nem todo tremor é um sinal inicial de Parkinson.

Há outros sintomas do Parkinson que podem ajudar a identificar a doença, como a rigidez muscular, movimentos lentos e as quedas repentinas e frequentes causadas pela falta de equilíbrio.

A doença de Parkinson é degenerativa – não tem cura. É causada por danos nas células nervosas que diminuem a produção de dopamina, o que faz surgir os sintomas da doença.

Tremor Essencial – É uma Doença Perigosa?

O tremor essencial ou tremor familiar é benigno na maioria das vezes e não representa qualquer perigo. É caracterizado por tremores nas mãos ao manipular objetos, como canetas ou xícaras. Esses tremores progridem lentamente.

Aparentemente, o tremor essencial é uma doença genética, já que costuma acometer integrantes de uma mesma família. Se o tremor essencial não interfere nas atividades do dia a dia, não há com o que se preocupar.

Causas Gerais de Tremores

Os tremores são comumente causados pela ansiedade, cansaço, estresse e nervosismo, uso de substâncias estimulantes, como a cafeína, doenças neurológicas, como o tremor essencial e o Parkinson, certos medicamentos, como os antidepressivos, ingestão de bebidas alcoólicas, além de:

  • Hipertireoidismo;
  • Hipoglicemia;
  • Pressão baixa;
  • Síndrome das pernas inquietas;
  • Sequelas de um AVC – Acidente Vascular Cerebral;
  • Intoxicações por metais pesados (chumbo e alumínio, por exemplo).

Doenças Raras que Podem Causar Tremores

  • Demência por corpos de Lewy;
  • Doença de Wilson;
  • Síndrome da múltipla disfunção dos órgãos.

Atualizado em: 22/05/2018 na categoria: Doenças Emocionais