» » O Que Pode ser Tontura na Gravidez?

O Que Pode ser Tontura na Gravidez?

Sentir tontura na gravidez é bastante comum e não há muito com o que se preocupar. A tontura na gravidez por ser sintoma de pressão baixa, hipoglicemia, hipotensão postural e anemia. Entenda cada um dos motivos da tontura na gravidez e saiba o que fazer para evitar um desmaio ou uma queda ao perceber esse sintoma.

Pressão baixa

No primeiro trimestre, a tontura pode vir acompanhada de enjoos e isso acontece porque a tendência nesse período é que a pressão sanguínea fique mais baixa.

Já no segundo e no terceiro trimestres, como o útero está se expandindo, ele acaba pressionando os vasos sanguíneos da região, o que também contribui para a queda da pressão arterial.

É importante evitar levantar muito rápido quando estiver sentada ou deitada, pois isso pode causar hipotensão postural, que acontece quando o sangue não consegue chegar a tempo ao cérebro e isso provoca a tontura. As grávidas que já possuem a pressão baixa mais baixa naturalmente estão mais propensas a desenvolverem esse tipo de condição.

Passar muito calor também pode causar tontura, já que as veias do corpo podem se dilatar e baixar a pressão.

Leia também:

Hipoglicemia

A hipoglicemia, que é a queda das taxas de açúcar no sangue, é um dos fatores que mais causam tontura e até desmaios em grávidas. Ela pode ocorrer quando a mulher fica por muito sem se alimentar.

Anemia

Estar com anemia na gravidez também é um dos fatores de risco para desenvolver a tontura, pois a doença afeta o transporte de oxigênio pelas células vermelhas do sangue, então o corpo sofre com sintomas como a palidez, falta de ar e tontura.

O que fazer?

Se notar que está começando a ficar tonta, sente-se ou deite-se o mais rápido possível para evitar uma queda.

Para evitar perder os sentidos, um bom método é deitar sobre o lado esquerdo do corpo ou sentar e colocar a cabeça entre as pernas para aumentar a quantidade de sangue fluindo em direção ao cérebro.

Quando se preocupar?

Se a tontura vier acompanhada de visão turva, falta de ar e cansaço extremo, esses podem ser sintomas de anemia severa. Ao notar qualquer sintoma diferente do normal, o médico deverá ser consultado imediatamente.

Atualizado em: 16/11/2018 na categoria: Grávidas