» » Em Quanto Tempo Aparecem os Primeiros Sintomas de Gravidez?

Em Quanto Tempo Aparecem os Primeiros Sintomas de Gravidez?

Os primeiros sintomas de gravidez aparecem, geralmente, entre o primeiro e o terceiro mês de gestação, ou seja, entre a quarta e a décima segunda semanas. Estes primeiros sintomas podem incluir seios inchados, sensíveis e doloridos, enjoos e vômitos, cólicas, azia, maior sonolência e sensação de fraqueza, pequenos sangramentos e alterações de humor.

Não há regra quanto ao tempo em que surgem os primeiros sintomas de gravidez e quais são eles, pois isso varia muito de mulher para mulher. Enquanto algumas podem sentir os primeiros sintomas desde a quarta semana de gestação ou até um pouco antes, algumas não sentem muitas mudanças até os dois ou três primeiros meses de gestação.

Primeiros sintomas antes do atraso menstrual

É difícil definir sintomas de gravidez antes do atraso menstrual, porque eles se assemelham aos sintomas da TPM, como seios inchados, sensíveis e doloridos, alterações de humor e cólicas.

Nidação

Antes do atraso menstrual o sangramento de nidação pode ocorrer, que indica a implantação do óvulo fecundado no útero, o que marca o início da gestação. A nidação pode ocorrer em 7 a 15 dias após a relação sexual desprotegida, aproximadamente, ocorrer na data prevista da menstruação ou um pouco depois dela.

Temperatura basal

O aumento da temperatura basal também pode indicar gravidez. Mas o que é isso? É a temperatura de uma pessoa logo ao acordar. Durante a ovulação e a gravidez a temperatura basal aumenta entre 0,2 a 0,5°C. Deve-se medir a temperatura logo ao acordar, com o termômetro na boca. Esse método só é válido, no entanto, se a mulher já mede diariamente sua temperatura basal para poder comparar.

Fluido vaginal

Se houve a implantação do óvulo fecundado no útero, o fluido vaginal pode continuar mais abundante, com aspecto branco leitoso, ao contrário do que aconteceria, na teoria, se a menstruação estivesse para acontecer.

No entanto, esse é um sintoma falho, já que nem sempre determinados aspecto, cor e volume do fluido vaginal correspondem, realmente, a algum período específico do ciclo menstrual ou outra condição, como a gravidez.

Primeiros sintomas de gravidez de um mês

Mesmo antes de saber que estão grávidas, algumas mulheres sentem alguns sintomas que podem aparecer bem no início da gestação, entre a quarta e a oitava semana (até os 2 meses). Os sintomas que podem surgir são:

  • Atraso menstrual (algumas mulheres podem apresentar sangramentos que são confundidos com a menstruação);
  • Seios inchados, sensíveis e doloridos;
  • Maior sonolência e cansaço sem causa aparente;
  • Enjoo, mais frequentemente pela manhã, que pode ou não ser acompanhado de vômitos;
  • Azia e dor de estômago;
  • Alterações de humor;
  • Sensação de tonteira, fraqueza, cabeça leve e desmaio;
  • Cólicas e dores no ilíaco (osso da bacia).

Sintomas de gravidez de dois meses

A partir da oitava semana de gestação, que marca o segundo mês da gravidez, outros sintomas além dos que já foram citados também podem estar presentes, como:

  • Dores de cabeça e piora da enxaqueca;
  • Sensação de inchaço abdominal;
  • Vontade mais frequente de ir ao banheiro;
  • Desejos inexplicáveis por comidas diferentes dos habituais, os chamados desejos;
  • Aversão a determinado tipo de comida ou cheiro;
  • Aumento e escurecimento dos mamilos;
  • Fluido vaginal mais abundante.

Quando é normal sentir os primeiros sintomas de gravidez?

A maioria das mulheres sente os primeiros sintomas de gravidez a partir da sexta semana de gravidez, ou seja, com um mês e meio. De forma geral, é esperado que a gestante sinta algo, quase com certeza, lá pelo segundo mês de gestação (a partir da oitava semana).

É normal sentir alguma coisa antes do segundo mês de gestação?

Claro que sim! Algumas mulheres podem sentir os primeiros sintomas de gravidez até mesmo antes da gestação completar 4 semanas.

Atualizado em: 09/11/2018 na categoria: Grávidas