» » Primeira Menstruação: Como é? Dura Quantos Dias?

Primeira Menstruação: Como é? Dura Quantos Dias?

É normal que a primeira menstruação ou menarca seja marrom e venha em pouca quantidade. Os sintomas da primeira menstruação podem incluir cólicas leves, sensibilidade nos seios e mudanças no humor – sinais clássicos da TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Os sintomas que indicam a chegada da primeira menstruação começam desde o início da puberdade, onde ocorre:

  • Surgimento de pelos no púbis e nas axilas;
  • Desenvolvimento dos seios;
  • Crescimento acelerado e ganho de peso;
  • Desenvolvimento do corpo, como aumento dos quadris.

No entanto, não há uma data fixa para a menarca. Devido a fatores hormonais, ao estilo de vida e à alimentação, a primeira menstruação pode acontecer desde os 8 ou 9 até os 18 anos de idade.

Caso a menarca não ocorra até os 16 anos é necessário procurar um ginecologista para investigar a causa da amenorreia primária (ausência da primeira menstruação).

Percebendo os Sintomas da Primeira Menstruação

Por volta dos 12 aos 6 meses que antecedem a menstruação o surgimento de um corrimento fisiológico pode ocorrer.

Esse corrimento é natural e costuma ser transparente ou levemente esbranquiçado, sem mau cheiro. Isso indica que o corpo está se preparando para a primeira ovulação e menstruação.

Se a menarca está a alguns dias de vir pode ocorrer, pela primeira vez, o surgimento de cólicas, sensibilidade nos seios e alterações de humor – a menina pode, de repente, ficar mais sensível, triste e melancólica, com vontade de chorar sem motivo, mais nervosa e irritada.

Todos esses são sintomas típicos da TPM – Tensão Pré-Menstrual, que surgem alguns dias antes da menstruação chegar.



Como é o Sangue da Primeira Menstruação?

A primeira menstruação vem, na maioria das vezes, em pouca quantidade e apenas como uma borra marrom ou vermelha escura na calcinha.

No entanto, o aspecto do sangue da primeira menstruação e a sua quantidade variam de menina para menina.

O sangue também pode vir com coágulos: pequenas bolinhas escuras de sangue mais consistente que podem ser vistas no absorvente ou no sanitário quando a menina vai fazer xixi.

A Primeira Menstruação é Marrom?

A cor da primeira menstruação é, geralmente, mais escura ou marrom, porém o ideal é que ela seja rosa ou vermelho vivo na maior parte das vezes.

A menstruação mais escura que o normal ocorre devido às alterações hormonais e, na maioria dos casos, não representa nenhum problema de saúde.

Quanto mais contato o sangue tem com o ar, mais ele oxida e fica escuro. Se a menstruação desce lentamente e em pouca quantidade, mais escura ela será.

Mas se, ao contrário, o sangue vem em grande quantidade e constantemente, a tendência é que ele seja mais vermelho vivo.



A Primeira Menstruação Dura Quantos Dias?

A primeira menstruação dura entre 3 e 8 dias. É difícil definir a data da próxima menstruação após a menarca, já que o ciclo menstrual da menina ainda é muito irregular e tende a ficar assim nos primeiros 2 anos após a chegada da primeira menstruação.

Após esse período, o ciclo começa a regular devido a maior estabilidade dos hormônios e a menstruação passa a vir, em média, a cada 28 ou 30 dias.

Menarca e Crescimento

É na puberdade que acontece o estirão e a menina pode crescer de 8 a 10 centímetros em um ano. Após a menarca, a menina ainda cresce mais alguns centímetros, porém mais lentamente.

Se a puberdade ocorrer cedo demais o tratamento com hormônios pode ser feito para atrasar a primeira menstruação e fazer com que o crescimento e desenvolvimento ósseo não seja prejudicado.

Como Lidar com a Primeira Menstruação

É natural que muitas meninas passem meses ou anos se perguntando como e quando a primeira menstruação virá. Porém, quando ocorre, ela pode ser um choque.

É importante estar preparada e ter consciência de que você não tem absolutamente nada do que se envergonhar!

É preciso estar ciente, também, de que a partir da primeira menstruação já é possível engravidar.

Sexo deve ser feito apenas com camisinha e quando houver preparo psicológico para isso, nunca por insistência, pressão ou apenas porque outra amiga já fez.

Como Estar Sempre Preparada para a Primeira Menstruação?

Se você acha que a sua primeira menstruação está próxima, monte uma nécessaire com absorventes, lenços umedecidos e uma calcinha extra e leve sempre consigo para onde for em uma bolsa ou na mochila.

Na maioria das vezes, a menina não sente a menstruação descendo, então pode ser pega de surpresa quando for ao banheiro e notar a mancha na calcinha ou mesmo na roupa.

Primeira Menstruação na Escola – O Que Fazer?

Se a menstruação chegar em um dia que você estiver desprevenida na escola, há alternativas do que fazer se menstruar pela primeira vez:

  • Colocar papel higiênico na calcinha e ir à secretaria da escola pedir um absorvente;
  • Caso esteja no banheiro com algumas meninas, você pode perguntar se alguma delas tem absorvente;
  • Caso a menstruação tenha passado para calça, é ideal amarrar na cintura um moletom ou casaco. Mesmo assim o uso do absorvente é necessário.

Neste caso, algumas alunas podem se sentir envergonhadas, mas lembre-se que menstruar não é motivo de se envergonhar, visto que é algo natural que acontece com todas as mulheres.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Doenças Ginecológicas