» » O Que Pode ser Pescoço Inchado?

O Que Pode ser Pescoço Inchado?

Pescoço inchado pode ser sintoma de gânglios linfáticos inflamados devido a inflamações e infecções de garganta e de problemas na tireoide, suas causas mais comuns. No entanto, o inchaço no pescoço pode ser, também, sinal de condições mais sérias, como caxumba e câncer linfático. Outra causa para o pescoço inchado é a Síndrome de Cushing, uma de ordem hormonal.

O inchaço no pescoço é causado, geralmente, pelo aumento de algum gânglio linfático que acaba causando uma íngua no local, devido a algum processo inflamatório ou infeccioso na garganta, como uma amigdalite, gripe ou resfriado.

Gânglios linfáticos inflamados

Gânglios são pequenas glândulas espalhadas por todo o sistema linfático que fazem parte do sistema de defesa do organismo. Sua função é capturar vírus, bactérias e outros micro-organismos nocivos que podem provocar doenças para que sejam destruídos. Quando esses gânglios estão combatendo uma infecção próxima ao pescoço, como na garganta, no dente ou no ouvido, eles podem, em alguns casos, ficar inflamados, formando uma íngua. Também são chamados de linfonodos.

A causa do aumento desses gânglios linfáticos é inofensiva na maioria dos casos, como uma gripe, resfriado, infecção ou inflamação na garganta, como amigdalite ou faringite. Mas se as ínguas aumentam de tamanho com o passar do tempo e outros sintomas começam a surgir ou piorar, como febre, vermelhidão e dor, outras causas devem ser investigadas pelo médico.

Leia também:

Doenças da tireoide

O bócio, que é o aumento crônico da glândula tireoide, tem como sintoma a formação de um nódulo no pescoço. Ele pode ser causado por deficiência de iodo, pela inflamação da glândula tireoide, pelo hipo ou hipertireoidismo. Em caso de suspeita de problemas na tireoide o médico endocrinologista deverá ser consultado.

Caxumba ou papeira

O vírus que causa a caxumba afeta as glândulas salivares, o que provoca o inchaço do rosto e da lateral do pescoço. A doença pode ser prevenida através de vacina. O tratamento é simples: envolve repouso e remédios analgésicos para aliviar qualquer dor.

Câncer linfático

Embora seja muito raro, o câncer linfático pode ser uma causa do pescoço inchado, pois causa o aumento dos linfonodos (gânglios linfáticos). Nesse caso, os gânglios podem seguir aumentando de tamanho ao invés de diminuir com o tempo e, geralmente, não há dor no pescoço, mas outros sintomas podem estar associados, como cansaço e fraqueza.

Síndrome de Cushing

É uma síndrome pouco conhecida, causada pelo aumento do cortisol no sangue, o hormônio conhecido como “hormônio do estresse”. Isso faz o paciente ganhar peso rapidamente com gordura acumulada na barriga e no rosto, o que causa o pescoço inchado.

Atualizado em: 13/11/2018 na categoria: Doenças na Garganta