A febre amarela possui como os seus principais sintomas a febre alta, dor muscular, náuseas e vômitos. Além desses, também são comuns sintomas como:
- Calafrios;
- Cansaço;
- Dor de cabeça.
O que é febre amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa de curta duração, mais ou menos 10 dias, e apresenta gravidade variável, podendo até levar à morte. Os pacientes que sofrem infecção adquirem depois uma imunidade contra a febre amarela.
Causas da febre amarela
É causada pelo vírus pertencente ao gênero Flavivirus e é transmitida em 2 ciclos pelo mosquito Aedes aegypti.
Diagnóstico da febre amarela
O diagnóstico é feito a partir de exames clínicos, epidemiológicos e laboratoriais.
Tratamento da febre amarela
Não existe um tratamento específico. O paciente com febre amarela deve tomar remédios para aliviar os sintomas, ao lado do uso de antivirais e ficar em repouso até melhorar.
Vacina da febre amarela
A vacina é administrada em dose única e tem quase 100% de eficácia. Deve ser administrada a partir dos 9 meses de idade, mas em tempos de surtos, deve ser aplicada a partir dos 6 meses de idade.
Febre Amarela Grave
A febre amarela grave ocorre quando o vírus está mais forte no corpo da pessoa e conseguiu vencer o sistema imunológico da mesma. Nesses casos, ocorrem sintoma como:
- Insuficiência hepática;
- Insuficiência renal;
- Icterícia;
- Hemorragias (gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
Febre amarela na gravidez
A taxa de transmissão da febre amarela na gravidez é baixa e é contraindicado tomar a vacina durante a gestação. Porém caso a grávida esteja infectada, o principais sintomas são:
- Febre alta;
- Calafrios;
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Dores musculares;
- Náuseas;
- Vômitos.
febre amarela e dengue
A febre amarela e dengue são transmitidas pelo mesmo vetor, que é o mosquito Aedes aegypti. A febre amarela possui sintomas parecidos com os da dengue, como:
- Febre;
- Náuseas;
- Dor muscular;
- Vômitos.
Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Doenças Infecciosas