A faringite causa sintomas como irritação, coceira e dor na parte superior da garganta, além de:
- Dificuldades para engolir e falar;
- Secura na garganta;
- Rouquidão e voz abafada;
- Manchas brancas ou pus na mucosa que reveste a faringe;
- Inflamação dos gânglios do pescoço;
- Febre;
- Alta quantidade de células brancas no sangue.
O que é Faringite?
A faringite é a inflamação da faringe, a parte superior da garganta cuja função é ligar o nariz à boca e a boca à laringe e ao esôfago.
A inflamação é mais comum no inverno, já que o ar está mais seco e a aglomeração de pessoas em ambientes fechados é muito mais comum, condições ideais para facilitar a disseminação de vírus e bactérias e a entrada dos germes no corpo através das vias respiratórias.
Faringite Viral
A faringite viral é a mais comum, e como o próprio nome já diz, é causada por vírus.
Faringite Bacteriana ou Streptocócica
A faringite bacteriana é causada por bactérias. A bactéria Streptococcus pyogenes, um estreptococo do grupo A, é a que mais costuma causá-la.
Os dois tipos de faringites provocam o mesmo grupo de sintomas.
Causas e Transmissão da Faringite
No caso da faringite viral, é comum a infecção surgir juntamente com gripes, resfriados, e com a mononucleose. Algumas DST’s, como a gonorreia, também podem desencadear a doença, assim como alguns fatores como clima mais seco, lesões nos músculos da garganta, poluição, alergias e, mais raramente, tumores na região e até Aids.
Estar com a imunidade baixa, ter doenças respiratórias crônicas, se expor a produtos químicos ou à fumaça do cigarro e estar com frequência em lugares fechados são fatores de risco para contrair a faringite, que é facilmente contagiosa, transmitida através do contato com as secreções contaminadas do paciente infectado.
Diagnóstico da Faringite
Para diagnosticar a faringite, o médico analisará a garganta do paciente. A cultura também pode ser realizada, que é um procedimento onde o médico retira uma amostra da secreção da garganta do paciente utilizando um instrumento próprio para identificar a presença de bactérias.
Hemograma e testes de alergia também podem ser feitos para diagnosticar a doença.
Como Tratar a Faringite?
A faringite viral tem tratamento sintomático, ou seja, apenas para aliviar os sintomas, com medicamentos analgésicos e antitérmicos, como o Ibuprofeno e Paracetamol, e anti-inflamatórios, como a Nimesulida.
A faringite bacteriana é tratada com antibióticos, como a Claritromicina e a Eritromicina, e também com analgésicos que aliviam a dor.
O que Fazer Durante o Tratamento da Faringite?
- Fique em repouso;
- Evite ambientes fechados e com muita gente;
- Faça gargarejos com água e sal;
- Não se exponha ao ar seco;
- Não fume ou fique perto de pessoas fumantes.
Atualizado em: 22/05/2018 na categoria: Doenças Infecciosas, Doenças Inflamatórias, Doenças na Garganta