Sintomas da Endometriose

A endometriose uterina pode causar infertilidade, dor na parte inferior das costas, cólicas fortes e dor durante a relação sexual. Outros sintomas da endometriose são dores na parte inferior do abdômen, no reto ou na vagina, além de:

  • Menstruação intensa;
  • Prisão de ventre;
  • Dificuldade e dor para defecar e urinar;
  • Enjoos;
  • Gases em excesso;
  • Sangramento vaginal;
  • Sensação de estufamento abdominal;
  • Sensibilidade aumentada para dor.

A endometriose acontece quando o tecido que reveste a parte interna do útero (endométrio) começa a crescer fora dele, como nos ovários, na bexiga ou no intestino.

Endometriose Profunda

A endometriose profunda ou avançada é a forma mais grave da endometriose. Nesse caso, o endométrio é mais espesso que o normal e se espalha em maior quantidade, alcançando rapidamente outros órgãos e partes do corpo.

Os sintomas são os mesmos da endometriose clássica, porém mais dolorosos.

Endometriose e Gravidez

Quem tem endometriose pode engravidar naturalmente?

Há casos em que mulheres com endometriose profunda conseguiram engravidar, no entanto, as chances de engravidar naturalmente com endometriose são mais dificultadas.

Nas pacientes com endometriose, a fecundação pode ser prejudicada e mais difícil de acontecer. Isso acontece porque os ovários e trompas podem estar comprometidos por inflamações devido ao crescimento do endométrio nesses locais, que provocam um processo de cicatrização constante, alterando a estrutura desses órgãos.

Além do mais, as células inflamatórias também podem prejudicar a qualidade tanto do óvulo quanto do espermatozoide.

Engravidar com endometriose é perigoso?

Mulheres com endometriose correm mais risco de desenvolverem complicações no início da gravidez, como aborto espontâneo e gravidez ectópica.

A partir do sexto mês (24 semanas), a gestante que possui endometriose corre maior risco de sofrer complicações como hemorragia antes e depois do parto, além de parto prematuro.

Endometriose no Intestino

Mulheres com endometriose podem desenvolver a endometriose intestinal, que acontece quando o endométrio (tecido que reveste a camada interna do útero) alcança o intestino e passa a crescer dentro dele.

A endometriose intestinal pode causar sensação de evacuação incompleta, dor na região pélvica que diminui quando a mulher evacua e o sangramento retal.

Endometriose faz Engordar?

Não. O que pode acontecer é engordar durante o tratamento da endometriose, que é feito com medicamentos hormonais, cujos efeitos colaterais incluem o ganho de peso.

Endometriose tem Cura?

Sim. A endometriose é a principal causa de infertilidade nas mulheres, mas possui tratamento que pode reverter o quadro.

Toda mulher deve ficar atenta aos sintomas que podem passar despercebidos durante a menstruação por se assemelharem aos sintomas comuns do período. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores as chances de sucesso no tratamento.

A mulher pode fazer o tratamento à base de medicamentos hormonais para evitar a progressão da doença, como Zoladex, ou retirar o tecido endometrial presente através de cirurgia.

Atualizado em: 29/04/2017 na categoria: Doenças do Aparelho Reprodutor, Doenças Ginecológicas