» » O Que Pode ser Dor no Pé da Barriga?

O Que Pode ser Dor no Pé da Barriga?

A dor no pé da barriga pode vir apenas do lado esquerdo ou direito e é comum na gravidez. A dor no pé da barriga também pode irradiar para as costas ou estar associada a sintomas como corrimento e dor durante a relação em mulheres, o que indica, geralmente, problemas ginecológicos causados por DST’s e outros tipos de infecção e inflamação.

Tanto em homens quanto em mulheres, a dor no pé da barriga pode ser sintoma de gases e problemas no sistema digestivo, principalmente no intestino, de doenças renais e de apendicite.

Se a dor do pé da barriga for muito forte ou persistir por muito tempo, no entanto, é necessário procurar um médico para melhor investigação do quadro, pois ela pode significar algo mais sério, como uma infecção abdominal.

Dor no pé da barriga do lado esquerdo

A dor no pé da barriga do lado esquerdo está relacionada, geralmente, com gases intestinais ou problemas na digestão. Também pode ser sintoma de diverticulite, uma doença inflamatória do intestino, mas na maioria das vezes não é motivo para preocupação.

A dor no pé da barriga do lado esquerdo também pode vir do ovário esquerdo, no período da ovulação ou em caso de inflamação.

Dor no pé da barriga na gravidez

É normal sentir dor no pé da barriga durante a gravidez devido às mudanças sofridas pelo corpo durante esse período, principalmente o aumento do tamanho do útero desde o primeiro trimestre.

A dor no pé da barriga na gravidez pode ocorrer, também, devido à cãibras, gases, constipação intestinal e estiramento do ligamento redondo na barriga.

No entanto, dores muito fortes e agudas merecem atenção médica, ainda mais se forem acompanhadas por sangramento.

Dor no pé da barriga e nas costas

A dor no pé da barriga que se irradia para as costas normalmente está relacionada a doenças renais, sendo a mais comum delas os cálculos renais (pedras nos rins).

Quando causada por essa condição, a dor costuma ser forte e repentina e merece atenção médica imediata.

Dor no pé da barriga lado direito

Dor no pé da barriga do lado direito é um sintoma clássico de apendicite (inflamação do apêndice), uma condição muito comum e dolorosa, resolvida com a remoção cirúrgica do apêndice.

No entanto, mais frequentemente ainda, esse tipo de dor está relacionado apenas a gases, gastroenterite ou à inflamação dos intestinos como reação à ingestão de algum alimento estragado ou que provocou alergia.

Dor no pé da barriga e corrimento

A dor no pé da barriga associada a corrimento vaginal nas mulheres está relacionada a doenças ginecológicas, como doenças sexualmente transmissíveis, útero inflamado ou mesmo Doença Inflamatória Pélvica, que merece atenção imediata.

Dor no pé da barriga pode ser gravidez?

Sim, a dor no pé da barriga pode ser gravidez. Logo nas primeiras semanas de gravidez a mulher pode sentir cólicas e pontadas no baixo ventre como um dos primeiros sintomas da gestação.

É importante ressaltar que somente a dor no pé da barriga não é um sinal que, sozinho, possa servir para confirmar a gestação.

Dor forte no pé da barriga

Caso a dor sentida no pé da barriga seja muito intensa, é necessário procurar um médico, pois ela pode estar relacionada a causas mais graves. No entanto, até condições mais simples podem causar dores mais fortes, como gases.

De qualquer modo, procurar um médico é essencial para excluir diagnósticos mais graves e receber o tratamento adequado, principalmente para redução da dor, pois em alguns casos, medicamentos mais fortes podem ser necessários.

Dor no pé da barriga em homens

Exceto pelos problemas ginecológicos, todas as demais condições abordadas no texto podem ser a causa do dor no pé da barriga em homens, como:

  • Gases e problemas intestinais;
  • Pedras nos rins e outras doenças renais;
  • Apendicite.

Dor durante relação no pé da barriga

Algumas condições, principalmente as associadas aos órgãos reprodutores, podem causar dor abdominal durante a relação sexual, nas mulheres. Doenças sexualmente transmissíveis e inflamações uterinas são as mais comuns. É possível também que outros sintomas estejam associados, como corrimento vaginal.

Essa dor é chamada de dispaneuria e deve ser comunicada ao médico se causar muito desconforto e impedir o ato sexual, para que seja tratada de forma adequada.

Atualizado em: 14/10/2018 na categoria: Dores