» » Desvio de Septo Nasal – Sintomas e Cirurgia

Desvio de Septo Nasal – Sintomas e Cirurgia

O desvio de septo nasal pode ser tratado com cirurgia e então eliminar todos os sintomas causados por ele, como respiração pela boca, apneia do sono, ronco e dores de cabeça e na face, além de:

  • Obstrução nasal;
  • Retenção das secreções;
  • Sinusites de repetição;
  • Dificuldades no olfato e paladar;
  • Sangramentos;
  • Dificuldade para dormir;
  • Cansaço.

O septo nasal é uma parede formada por osso, cartilagem e mucosa que separa uma narina da outra. Quando há alguma alteração considerável na localização do septo, dá-se o nome de desvio de septo nasal, que é uma desordem física comum do nariz.

Esse desvio pode acontecer devido a problemas congênitos, durante o desenvolvimento dos ossos da face, devido a quadros inflamatórios, infecciosos ou alérgicos, cirurgias ou traumatismos.


Cirurgia para Desvio de Septo – Septoplastia

A septoplastia é a cirurgia que realinha o septo nasal, deixando-o reto como deve ser. O procedimento cirúrgico é simples: primeira a mucosa nasal é levantada para que o septo possa ser visto. Depois o médico remove as partes indesejadas e remodela o septo e então a mucosa nasal é recolocada novamente e suturada.

Cuidados na Recuperação da Septoplastia

Nas primeiras 4 horas após a cirurgia, o paciente é levado para uma sala de recuperação ou para o quarto normal, a depender de seu estado. A dor não costuma afetar o paciente neste momento, mas podem surgir náuseas e vômitos com presença de sangue, o que é normal nesse caso.

O paciente deve repousar e dormir o máximo que puder, assim eliminará mais rapidamente as substâncias anestésicas presentes no organismo.

De 2 a 3 dias após a cirurgia, o paciente só deve ingerir líquidos e alimentos pastosos, frios ou em temperatura ambiente. Ao terceiro e quarto dias, o paciente já pode introduzir alimentos sólidos em sua dieta, mas não muito quentes ou difíceis de mastigar. Após uma semana o paciente já pode se alimentar normalmente.

Na primeira semana há desconforto causado pela obstrução nasal, que pode ser amenizado fazendo-se a limpeza nasal com uso de soluções próprias de cloreto de sódio. Esse incômodo pode durar de 10 a 30 dias, até a recuperação completa da cirurgia.

Fazer exercícios físicos é proibido nesse período. Pode haver também a eliminação de crostas duras e pretas vindas do interior do nariz, formadas por sangue coagulado que seca.


Leia também:

O Que Pode Ser Nariz Sangrando?

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Doenças Respiratórias