» » O Que Pode ser Caroço na Nuca?

O Que Pode ser Caroço na Nuca?

Um caroço na nuca pode ser sintoma de infecção próxima ao local, cisto sebáceo, pelo inflamado, lipoma ou furúnculo. Nem sempre um caroço na nuca dolorido é sinal de qualquer doença mais grave. Pode ser, por exemplo, um simples furúnculo, comum até em bebês. São muitos raros os casos em que um caroço na nuca é sintoma de câncer linfático.

Um caroço na nuca que dói quando aperta pode ser mais fácil de ser identificado e tem relação, geralmente, com causas inflamatórias, enquanto um caroço na nuca indolor pode passar mais tempo sem ser percebido por ser uma região de difícil visualização, podendo estar relacionado a cistos sebáceos e tumores.

Confira o que pode ser o caroço na nuca:

Linfonodo inchado

Um linfonodo inflamado surge quando há alguma infecção no corpo. Os linfonodos fazem parte do sistema linfático e fazem parte do sistema de defesa do organismo, ajudando a eliminar bactérias, vírus e outros micro-organismos nocivos.

Desta forma, se há alguma infecção próxima a essa região, como amigdalite ou meningite, um caroço na nuca pode surgir devido ao inchaço do linfonodo que está trabalhando para curar o corpo da condição.

Mais raramente, esse pode ser um sintoma de câncer linfático.

Cisto sebáceo

O cisto sebáceo é uma condição comum que surge quando glândulas sebáceas entopem, ficando mais inchadas. Eles são inofensivos, geralmente, indolores e podem ser removidos de forma simples em consultório, normalmente por motivos estéticos.

Pelo inflamado

Um fio de cabelo nascendo próximo à linha da nuca pode inflamar e formar um caroço na cabeça perto da nuca, geralmente bem dolorido e vermelho, como se fosse uma espinha.

Essa condição é mais comum em que usa cabelo curto ou tem costume de raspar os cabelos. Ela se resolve sozinha e deve-se evitar espremer esses caroços para evitar infecções.

Furúnculos

O furúnculo é um caroço dolorido que pode surgir na cabeça perto da nuca. Ele é causado por infecções bacterianas em folículos capilares e formam caroços vermelhos e cheios de pus.

Os furúnculos são comuns em regiões com pelos e cabelos que são muito friccionadas ou que transpiram muito. São uma das causas mais comuns de caroço na nuca de bebê.

O tratamento para o furúnculo envolve aplicação de calor e pomadas para ajudar na drenagem do pus, ou mesmo a drenagem feita por um médico, em casos de furúnculos maiores.

Lipoma

Um lipoma é um caroço indolor na nuca formado por tecido gorduroso, que cresce lentamente e pode aparecer sozinho ou em grupos.

Ele é um caroço mais macio e que não representa qualquer problema de saúde, apenas gera problemas estéticos, mas pode ser removido através de uma pequena cirurgia.

Como visto acima, um caroço na nuca é, na grande maioria das vezes, benigno. No entanto, um médico deve ser procurado quando o caroço vem acompanhado de sintomas como febre intensa e perda rápida de peso, ou quando ele cresce rapidamente e muda de forma.

Atualizado em: 14/10/2018 na categoria: Doenças na Cabeça