» » » » Sintomas e Tratamento da Artrite Reumatoide

Sintomas e Tratamento da Artrite Reumatoide

Articulações inchadas, quentes, dolorosas e rígidas, fadiga e rigidez matinal são sintomas da artrite reumatoide, que é uma doença inflamatória crônica e autoimune, onde as próprias células de defesa do corpo começam a atacar e destruir o revestimento das pequenas articulações, como as das mãos e dos pés. A doença pode causar, ainda:

  • Nódulos reumatoides – caroços firmes de tecido sob a pele nos braços;
  • Febre;
  • Perda de peso.

O comprometimento das articulações é tamanho que pode chegar a causar até erosão óssea e deformidade articular. A artrite reumatoide também pode afetar outros órgãos do corpo como a pele, olhos, pulmões e vasos sanguíneos, atingindo a parte interna dos órgãos nos casos mais graves.



Artrite Reumatoide tem Cura?

A artrite reumatoide não tem cura, mas o tratamento pode fazer com que o paciente conviva bem com a doença, tomando as devidas precauções.

Diagnóstico

Tratamento da Artrite Reumatoide

O tratamento da artrite reumatoide inclui fisioterapia e alongamentos, que são indicados para melhorarem a a flexibilidade e a força das articulações, além de restaurarem a capacidade muscular.

Os medicamentos anti-inflamatórios, como FlanaxNimesulida, Loxonin, Meloxicam e Tenoxicam podem ser utilizados nos casos mais brandos, e os antirreumáticos, nos casos mais graves.

Os imunossupressores são utilizados para diminuírem a ação nociva das próprias células do sistema imune do corpo. Os esteroides que simulam o efeito dos hormônios no organismo podem favorecer a restauração e o crescimento do tecido articular.

A cirurgia também pode ser realizada para retirar a articulação afetada e a substituir por uma nova que garanta as mesmas funções.


Artrite Reumatoide Juvenil

A artrite reumatoide juvenil é o tipo de artrite infantil mais comum. Na grande maioria dos casos, ela é benigna e não apresenta maiores riscos, mas pode evoluir e produzir complicações sérias, como o comprometimento permanente das articulações e a impossibilidade de realizar tarefas sozinho.

Atualizado em: 18/05/2018 na categoria: Doenças Auto-imunes, Doenças Crônicas, Doenças Ortopédicas