» » » Sintomas de Amigdalite – Inflamação da Garganta

Sintomas de Amigdalite – Inflamação da Garganta

Um paciente com amigdalite apresenta como sintoma principal amígdalas inchadas e vermelhas, com manchas brancas ou amareladas, além de dor no local. Pode haver também:

O que é Amigdalite?

Amigdalite é o nome científico da infecção e inflamação das amígdalas, gânglios linfáticos que se localizam no início da garganta, logo atrás da boca, cuja função é combater bactérias e outros germes nocivos ao local.



Causas da Amigdalite

A amigdalite é causada, na maioria da vezes, por vírus, mas também pode ser causada por bactérias, principalmente a  Streptococcus pyogenes (estreptococo do grupo A), que também causa a faringite.

A doença atinge mais jovens e crianças do que adultos e idosos, e é bastante comum em crianças menores que já frequentam a escola ou creches e, portanto, ficam mais expostas ao contato com outras pessoas infectadas.

Transmissão da Amigdalite – Ela é Contagiosa?

Sim, a amigdalite é contagiosa, principalmente a viral, e pode ser transmitida através da tosse e espirros, que lançam as gotículas contaminadas no ar, pelo contato com a saliva e as secreções do paciente infectado e compartilhamento de copos, toalhas, pratos e talheres com a pessoa doente.

Diagnóstico da Amigdalite

É preciso desconfiar quando há dor de garganta por mais de 24 horas e, juntamente com ela, o paciente sente mal estar, cansaço físico, febre e dificuldade para engolir.

Ao listar esses sintomas para o médico, ele fará uma avaliação física das amígdalas para ver se elas estão inchadas, avermelhadas e com manchas brancas ou amarelas.

Exames adicionais também podem ser pedidos, como:

  • Cultura da garganta, onde são analisadas amostras da garganta para verificar a presença de bactérias;
  • Teste de mononucleose;
  • Contagem de células do sangue;
  • Exame para detecção do antígeno.

Tratamento da Amigdalite

O tratamento da amigdalite consiste em medicamentos anti-inflamatórios para conter a inflamação, antibióticos caso a infecção seja causada por bactérias, analgésicos e antitérmicos para aliviarem a dor e a febre.

Antibióticos



Anti-inflamatórios

Analgésicos e Antitérmicos

Importante: não dê Aspirina para crianças, pois ela pode causar a Síndrome de Reye (atinge o cérebro e o fígado e pode causar a morte).

O que Fazer Durante o Tratamento da Amigdalite?

  • Ficar em repouso;
  • Beber líquidos e comer alimentos mornos ou gelados;
  • Fazer gargarejos com água morna e sal;
  • Chupar pastilhas que aliviam a dor;
  • Deixar o ar umidificado utilizando aparelhos próprios para isso ou vapor de água quente.

Amigdalite – Cirurgia

Em pacientes com amigdalite que não responde aos tratamentos com medicamentos, que é reincidente (fica indo e voltando) ou que apresenta sintomas mais graves como falta de ar, a cirurgia da retirada das amígdalas pode ser uma alternativa para a solução do problema. É uma cirurgia simples, assim como a recuperação do paciente.

Amigdalite Aguda

A amigdalite é aguda quando a infecção dura até 3 meses.



Amigdalite Crônica

A amigdalite é crônica quando é reincidente (fica indo e voltando) ou quando dura mais de três meses.

Amigdalite Caseosa

A amigdalite caseosa ou amigdalite críptica é causada pelo acúmulo de alimentos nas criptas, estruturas semelhantes a cavernas presentes nas amígdalas. O paciente com amigdalite caseosa sente desconforto e irritação na garganta devido a esse acúmulo, e uma sensação de algo arranhando-a, como casquinhas de pão.

Atualizado em: 22/05/2018 na categoria: Doenças Inflamatórias, Doenças na Garganta