» » Sintomas da Acne

Sintomas da Acne

A acne é o surgimento de espinhas ou cravos em diferentes lugares da pele.

Sintomas da Acne de Primeiro Grau

  • Surgimentos de cravos – pontos pretos na pele.

Sintomas da Acne de Segundo Grau

  • Muitos cravos e espinhas inflamadas, que podem ou não ter pus.

Sintomas de Acne de Terceiro Grau

  • Espinhas internas: de quarto, com cravos e espinhas unidos entre si, formando canais; de quinto, que surgem repentinamente, acompanhadas de febre, leucocitose (aumento dos leucócitos no sangue), dores nas articulações, dentre outros sintomas;
  • Nódulos: lesões profundas, vermelhas, dolorosas e bastante inflamadas na pele.




Causas da Acne

A acne pode ser por causada por problemas hormonais, emocionais, genéticos ou uso de certos medicamentos.

O estresse e a puberdade são os principais causadores da acne, dessa forma, manter-se tranquilo e evitar certos alimentos pode ajudar bastante.

Uma pessoa que tem acne possui os poros da pele entupidos pelo sebo produzido pelas glândulas sebáceas, o excesso de produção de queratina e a multiplicação de bactérias, que causa a inflamação.

A doença afeta, mais frequentemente, a face, o peito e as costas e atinge 80% dos adolescentes.

Acne em Bebê

O aparecimento de acnes em bebês é bastante comum, já que sua pele é muito sensível a agentes externos. As causas da acne em bebê são: calor, saliva, poeira, certos medicamentos, etc.

A acne em bebês, geralmente, dura alguns dias, mas pode se estender por semanas ou até meses, dependendo do organismo da criança.

Acne em Pele Seca

A acne em pessoas com pele seca, geralmente, é causada pelo uso exagerado de hidratantes, suplementos para academia, alterações hormonais e má alimentação (rica em gorduras).

O tratamento se resume a uma mudança de hábitos, que inclui melhorar a alimentação, fazer uso saudável de hidratantes e não exagerar nos suplementos par academia. Em casos de alteração hormonal, a solução é esperar que passe.


Acne Emocional

Acne emocional é aquela causada por uma descompensação nas emoções, como, por exemplo, a ansiedade. Isso acontece porque as emoções influenciam diretamente os hormônios, aumentando ou diminuindo sua produção.

Quando nos sentimos envergonhados ficamos vermelhos, pois a circulação sanguínea aumenta naquele local. Já quando nos sentimos ansiosos ou estressados demais, isso pode interferir na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade e causando acnes.

Tratamento da Acne

A acne pode ser tratada com métodos caseiros, como a esfoliação ou a ingestão de suco de cenoura, caso seja leve, com medicamentos orais ou pomadas, como azitromicina ou adacne, e procedimentos clínicos, como laser, peelings ou fototerapia.

Atualizado em: 16/03/2017 na categoria: Doenças de Pele